sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

GUIDA (2014)

 


     A Animação “Guida” apresenta uma mulher madura, que trabalha no fórum há 30 anos. A sua vida como arquivista é rotineira, assim com a sua vida pessoal e particular.

         Com muita sensibilidade, a diretora Rosana Urbes explora o mundo real e o imaginado pela protagonista Guida. Ela recorda o que passou e reflete sobre o que ainda pode ser feito. Com roteiro de Rosana Urbes, Bruno Castro e Tiago Minamisawa, o curta traz a reflexão sobre o passado, presente e futuro. Com certa idade, já não podemos fazer muitas das coisas que gostaríamos. Porém, o que ficou no passado não tem como ser modificado, então, precisamos nos concentrar no que ainda podemos fazer. E se o tempo corre sem parar, temos que pegar o bonde e seguir na realização de sonhos possíveis.

         Através de uma linguagem poética, “Guida” mostra como é necessário saber lidar com as mudanças físicas, emocionais e psicológicas. Se querermos viver bem, precisamos pensar de forma livre e dar vazão para os desejos e vontades. Guida se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. O fato de posar nua para trabalhos artísticos a fazem refletir demais sobre o seu corpo. Porém, ela toma a decisão que entende ser a melhor.

           A protagonista deixa de lado as suas próprias barreiras e decide se libertar. A mensagem principal do belíssimo curta de Drama reside no fato de que é preciso fazer o que se tem vontade, deixar a vida fluir, os sonhos virarem realidade. Se muitos sonhos deixaram de ser realizados durante a juventude, ainda há muita coisa a ser buscada. E a idade não pode ser colocada como um impeditivo.

         Com som e trilha sonora de Ruben Feffer, Gustavo Kurlat, Ana Luiza Pereira e Duda Larson, e storyboard, design e animação de Rosana Urbes, “Guida” é uma maravilhosa produção que mostra que a felicidade, muitas vezes, está mais próxima do que podemos imaginar e que só depende de uma mudança de atitude para vivermos a vida com mais plenitude e leveza.

          “Guida” tem elementos técnicos de animação extremamente refinados e envolventes. Fotografia, montagem e trilha sonora são outros elementos que dão um ar especial para o curta que merece todos os elogios, tanto pela sua narrativa quanto pelo arco dramático sensível e amável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CAFÉ E QUATRO SEGUNDOS (2018)

  Castro Mendes chega à residência de Aristides depois de décadas sem contato. Ex-colegas de trabalho em um órgão de repressão da ditadura m...