segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

BOO.MP4 (2018)









O curta, com roteiro e direção de Jefferson Mendes, mescla de forma muito competente os gêneros de Suspense, Mistério e Terror com ótimas doses de bizarrice e estranheza.

O texto de “Boo.mp4” apresenta um homem, de forma cuidadosa e lenta. A lentidão ajuda para que a construção do personagem seja muito bem estabelecida. Ela também ajuda a contextualizar a mente perturbada e pervertida do personagem. Há um grande acerto da fotografia em manter a escolha do found footage, justamente por transmitir muito mais realismo. Outro acerto foi da trilha sonora em manter o realismo é som ambiente natural.

Depois que já sabemos o suficiente do homem, aí então, conhecemos o ambiente externo e uma criança que brinca sozinha num parque. A figura da criança é tão bizarra quanto o homem, e isso também foi um grande acerto dos realizadores.

Interpretados por Evill Rebouças e Rafaela Caciolatto, os dois personagens estabelecem um jogo de pega-pega, onde reina a curiosidade, porque, apesar de já sabermos sobre a personalidade do homem, não sabemos nada sobre a criança que usa uma máscara e roupas esquisitas. O elemento bizarro faz toda a diferença em “Boo.mp4”. Entre risadas da personagem infantil e a introdução do som de suspense, a tensão e a atmosfera do curta começam a mudar. Nesse ponto, o espectador já tem uma ideia de que alguém vai se dar mal. Basta saber, quem e como.

“Boo.mp4” tem elementos narrativos executados com muita precisão, que ditam o ritmo do filme de forma cadenciada e que eleva o ritmo quando algumas revelações são feitas. A direção de arte, figurino e maquiagem mostra muita criatividade e competência, com pontos perturbadores, assustadores e surpreendentes.

“Boo.mp4” foge dos padrões e esse é o diferencial do filme. Ao se jogar no bizarro e no desconhecido, o filme se permite ousar. E essa ousadia é um elemento crucial na produção do curta. A introdução de elementos, de forma gradual, faz crescer as dúvidas e incertezas sobre a criança. E a revelação de sua função dispensa explicações didáticas. Digamos que ela é uma pedra muito bem colocada no sapato do homem.

“Boo.mp4” tem uma resolução final espetacular, tanto pela narrativa, quanto pela forma como a personagem infantil é mostrada. O curta tem tudo o que um fã de Terror curte, com muita tensão, surpresas e medo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CAFÉ E QUATRO SEGUNDOS (2018)

  Castro Mendes chega à residência de Aristides depois de décadas sem contato. Ex-colegas de trabalho em um órgão de repressão da ditadura m...