terça-feira, 16 de setembro de 2025

ENCONTRO MARCADO COM A MORTE (2023)

 


O curta, com produção, roteiro e direção de João Augusto De Nardo, apresenta dois jovens que decidem por um jantar para se conhecerem melhor. O local do jantar: a residência da mulher.

         “Encontro Marcado com a Morte” tem, desde o seu início, uma atmosfera densa e misteriosa, fruto da combinação de uma fotografia escurecida com uma trilha sonora sugestiva para o Suspense e Mistério. As ações dos personagens, desde os primeiros contatos, apresentam um certo estranhamento, que é muito bem bolado para a reviravolta futura.

         Giovana Florenciano e Guilherme Siebenichler demonstram muita habilidade e naturalidade para interpretarem personagens complexos e com muitas camadas. A química entre os dois jovens atores é um ponto crucial para o sucesso do curta.

          Mesmo com as confissões que ambos compartilham, o clima de que, algo pode acontecer a qualquer momento, perdura. E é aí, que o texto tem uma sacada inventiva, criativa e que foge dos padrões. Outra direção, com uma outra mentalidade (ou proposta) poderia jogar “Encontro Marcado com a Morte” para a comédia pastelona e cheia de clichês. Mas, João Augusto De Nardo não tem dificuldades em criar um humor mórbido, inteligente e extremamente fluido.

         As citações, tanto de programas de TV’s que investigam crimes quanto as argumentações forenses, dão um toque especial. A criação dos diálogos demonstra pesquisa, criatividade e pontualidade. Tudo o que o homem e a mulher falam, surgem de maneira gradual, à medida que se conhecem melhor.

              E um dos pontos mais fortes do filme é a admiração instantânea entre os dois personagens. Eles reconhecem a competência, inteligência e o cuidado que cada um deles tem com as suas obsessões, maneiras de agir e as particularidades, que são suas marcas.

“Encontro Marcado com a Morte” transita de forma natural entre gêneros; Suspense, Mistério e Terror se complementam e quando o gênero Comédia se estabelece, a trama se desenvolve de maneira cativante e agradável.

O curta é fruto de uma boa combinação de elementos dramáticos e narrativos, muito bem encaixados, criando a ambientação perfeita. Há destaques positivos também para a direção de arte, fotografia, trilha sonora e montagem.

“Encontro Marcado com a Morte” é uma Comédia inteligente, com um humor refinado (e sombrio), que leva o espectador a pensar em como as coincidências da vida podem, muitas vezes, evitar um final trágico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CAFÉ E QUATRO SEGUNDOS (2018)

  Castro Mendes chega à residência de Aristides depois de décadas sem contato. Ex-colegas de trabalho em um órgão de repressão da ditadura m...